Cedro Indiano
ampliar foto

QUER SABER MAIS?
Envie um e-mail ou ligue e agende uma visita em nossas áreas já instaladas.

Acrocarpus Fraxinifolius

O CEDRO INDIANO, árvore nativa da Índia trazida para o Brasil, promete lucro até 100 vezes maior que o valor do investimento inicial. Uma muda desta espécie custa em torno de 01(um dólar). Segundo cálculos da Novaes Florestal, manter um cedro indiano custa em torno de U$ 6 ( seis ) dólares durante toda sua etapa de crescimento.  

O CEDRO INDIANO pertence a família das leguminosas, é uma espécie fixadora de nitrogênio no solo, árvore de grande porte, que plantada em solos com boa fertilidade e condições hídricas satisfatórias, pode crescer até 5m logo no primeiro ano, podendo chegar  aos 40m de altura na fase adulta. Sua origem natural é o leste da Índia, Sul da China, Tailândia, Sumatra e Centro de Java.  Gosta de solos profundos e bem drenados e com ph entre 5,5 a 7,00. Pode ser plantado desde o nível do mar até 1400 metros de altitude, com precipitações compreendidas entre 800 e 3000 mm anuais, e com temperaturas que oscilam entre 12 e 35ºc graus. Produz flores melíferas, muito procurada pelas abelhas,  é uma espécie resistente a pragas e cupins e pode ser utilizada em cultivos mistos, já que tem raízes profundas e não compete com outras espécies. O CEDRO INDIANO tem ainda a capacidade de brotar 4 vezes, isto reduz os custos, porque não é necessário plantar nova muda e faz com a atividade produtiva da árvore chegue a 30 anos.

O CEDRO INDIANO tem um processo natural de "AUTO-PODA". isto é, expulsa as folhas mortas que , uma vez no solo, servem como fertilizante para própria árvore e outras da mesma área. Pode ser por exemplo, fertilizante para o café, cacau, seringueira, banana e outras espécies nobres como : (CEDRO AUSTRALIANO ,MOGNO AFRICANO, GUANANDI, MOGNO BRASILEIRO, CARVALHO CANADENSE E OUTRAS ).

No Mercado Internacional, as madeiras são cotadas por sua variedade de cores. Os fabricantes de móveis finos dos ESTADOS UNIDOS E DA EUROPA são um mercado em alta para o cedro indiano.

Com as florestas tropicais em extinção, o preço da madeira surgida de espécies como o CEDRO INDIANO está em alta.
Produz madeira dura, mas fácil de trabalhar, com utilização para fabricação de móveis finos, acabamentos internos de construções, caixas para embalagens e instrumentos musicais.
Sua madeira a 12% de umidade, pesa em torno de 700kg.

 

OBSERVAÇÃO: Temos plantio consorciado com café para visitação em nossa propriedade localizada no Município de ESPERA FELIZ ( Estado de Minas Gerais - BRASIL)